22/05/2025
Presidente
Em Brasília, Assomec busca apoio para demandas da Região Metropolitana durante a XXVI Marcha dos Prefeitos
Com o tema “Autonomia Municipal: a força que transforma o Brasil”, evento destacou o fortalecimento dos municípios como protagonistas no desenvolvimento nacional

Entre os dias 19 e 21 de maio, o presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec) e prefeito de Colombo, Helder Lazarotto, esteve em Brasília ao lado do secretário executivo da entidade, Neco Prado, para participar da 26ª edição da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. O evento, promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), ocorre anualmente desde 1998 e é reconhecido como o maior encontro municipalista da América Latina.
Neste ano, a Marcha reuniu mais de 13 mil participantes, entre prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais e demais gestores públicos de todo o Brasil. Além de promover debates políticos, o encontro ofereceu atendimentos técnicos especializados em áreas estratégicas como saúde, finanças, educação e assistência social — auxiliando as administrações municipais na formulação de soluções eficazes e na captação de recursos.
Sob o tema “Autonomia Municipal: a Força que Transforma o Brasil”, a edição de 2025 teve como foco principal o debate de pautas urgentes para os municípios brasileiros. Entre os assuntos discutidos estiveram a crise fiscal enfrentada por diversas prefeituras, a proposta de reforma tributária, a PEC 66/2023 e os efeitos das mudanças climáticas nas cidades. Na programação, discussões sobre emendas parlamentares, sustentabilidade fiscal e previdenciária, reforma tributária, atuação do SUS e a COP 30, a conferência das Nações Unidas sobre as mudanças climáticas, que ocorrerá em novembro, em Belém.
Uma das principais prioridades dos prefeitos é a aprovação da PEC 66/2023. Essa proposta permite que os municípios tenham mais tempo para parcelar dívidas com a Previdência e também define limites para o pagamento de precatórios – que são dívidas que a Justiça já mandou, em caráter definitivo, os governos pagarem.
Durante o evento, o prefeito de Colombo e presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec), Helder Lazarotto, participou de reuniões e encontros com diversas lideranças nacionais. Entre os diálogos de destaque, esteve a conversa com o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, com quem compartilhou perspectivas sobre os desafios enfrentados pelos gestores locais. “Foi um momento relevante de troca de experiências e de reafirmação do nosso compromisso com o fortalecimento do municipalismo. A atuação firme e sensível da CNM às reais necessidades dos municípios evidencia a importância dessa luta para o desenvolvimento do nosso país”, destacou Lazarotto.
Durante a programação oficial da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, Helder Lazarotto também fez uso da palavra em nome de todos os prefeitos que compõem a Assomec. Em sua fala, ressaltou o papel essencial dos gestores municipais no atendimento direto à população e agradeceu o envolvimento das lideranças presentes no evento.
“É nos municípios que as coisas realmente acontecem. Somos nós, prefeitos, as autoridades mais próximas do povo, que lidamos diariamente com as dificuldades daqueles que mais precisam. Parabenizo as mais de 14 mil lideranças que vieram até aqui, preocupadas com o futuro de seus municípios. Já conquistamos vitórias importantes, mas sabemos que ainda há muito a ser feito”, afirmou.
O presidente da Assomec também agradeceu o reconhecimento recebido pela gestão em Colombo e pelo trabalho desenvolvido à frente da entidade. “Fico muito honrado pelas palavras de incentivo e pelo apoio ao nosso esforço em representar com seriedade e dedicação os municípios da Região Metropolitana de Curitiba”, concluiu.
A participação na Marcha reforça o papel estratégico da Assomec na articulação política e técnica dos municípios da região, contribuindo diretamente para a conquista de avanços estruturais e institucionais em nível local e nacional.
Estiveram presentes o presidente da República, ministros, senadores e deputados federais.
Imagens Relacionadas