29/09/2025
Presidente
IA aplicada à gestão: municípios da Região Metropolitana dão primeiro passo
Capacitação reuniu autoridades e gestores para discutir inovação e os novos caminhos da administração municipal

Na última quinta-feira (25/9), teve início a primeira etapa da “Jornada para os Municípios – Conexões Inteligentes: IA Aplicada à Gestão Pública”, capacitação voltada ao uso estratégico, prático e ético da Inteligência Artificial na administração pública.
A abertura contou com a presença do secretário executivo da Assomec, Neco Prado, e do vice-presidente da entidade, Mauricio Rivabem, além de representantes do Governo do Estado, no Palácio das Araucárias.
Promovida em parceria pela Secretaria para o Desenvolvimento da Região Metropolitana, pelo Governo do Estado, por meio das secretarias da Administração e da Previdência (SEAP) e da Inovação e Inteligência Artificial (SEIA), e com apoio da Assomec, a iniciativa reuniu servidores municipais, especialmente da Região Metropolitana de Curitiba. O conteúdo da jornada tem como foco ampliar a compreensão sobre o papel da Inteligência Artificial na administração pública, apresentar aplicações práticas, estimular seu uso como ferramenta de apoio à tomada de decisão e à inovação na gestão pública, além de oferecer conteúdos acessíveis, com linguagem simples e conectada à realidade dos municípios.
A programação prevê ainda a realização de dois webinários nos meses de outubro e novembro e a continuidade das capacitações até 2026, com a oferta de dois cursos por mês. Durante o evento, também foi assinado um protocolo de intenções entre representantes do Estado e municípios da RMC, considerado o primeiro passo de uma cooperação voltada à criação de programas permanentes de capacitação em inovação e Inteligência Artificial, com o objetivo de modernizar a gestão pública estadual e municipal.
A primeira etapa da Jornada para Municípios foi aberta com a palestra magna “Inovar é Público: Inteligência Artificial e os Novos Caminhos da Gestão”, ministrada por José Eduardo Padilha, diretor de Capacitação e Relações Institucionais da SEIA. Graduado em Física pela Universidade Estadual de Maringá, com mestrado e doutorado pela Universidade de São Paulo (USP), Padilha possui ampla experiência em gestão acadêmica e científica.
Durante sua apresentação, ele destacou que o objetivo inicial da jornada é apresentar a Inteligência Artificial como ferramenta de apoio à gestão pública. “A ideia dessa primeira etapa é introduzir o uso da IA como ferramenta. Não queremos ensinar a criar programas de IA. Isso já vai servir como uma boa base para o restante desse curso”, explicou.
A diretora da Escola de Gestão do Paraná, Aline Albano Justus, também destacou o sucesso da iniciativa, ressaltando a ampla participação no evento. “É uma grande satisfação ver esse auditório cheio. Estamos muito empenhados nessa tentativa importantíssima de levar as capacitações para o interior”, afirmou.
A solenidade de abertura contou ainda com a presença do vice-prefeito de Colombo, Paulo Coradim; do vice-prefeito de Tijucas do Sul, Claudemir Pereira da Rocha; da diretora-geral da Secretaria da Administração e da Previdência, Maria Carmen Carneiro de Melo Albanske; e do secretário executivo da Assomec, Neco Prado.
Fotos: Lorival Padilha | EGP
Imagens Relacionadas