Notícias

27/03/2025   Presidente

Investimentos sociambientais da Itaipu no Paraná são debatidos em audiência pública

Com R$ 3 bilhões em investimentos, encontro debateu os efeitos dos investimentos da usina em iniciativas ambientais, sociais e de infraestrutura no estado

O vice-presidente da Assomec e prefeito de Campo Largo, Maurício Rivabem, participou da audiência pública na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) sobre os impactos dos investimentos socioambientais da Itaipu Binacional na região. 

A Itaipu tem ampliado seus investimentos no Paraná e no Mato Grosso do Sul, destinando mais de R$ 3 bilhões a projetos sociais, infraestrutura e sustentabilidade. A empresa tem buscado estabelecer parcerias com os 399 municípios paranaenses e outras 35 cidades no Mato Grosso do Sul, por meio de programas como o “Mais que Energia”. A nova estratégia da empresa, que agora prioriza o desenvolvimento regional em vez da geração de lucros, foi discutida amplamente durante o encontro.

Na ocasião, o vice-presidente Maurício Rivabem, representando os 29 municípios da Região Metropolitana de Curitiba, ressaltou o impacto positivo das iniciativas da Itaipu. “A parceria com Itaipu tem possibilitado projetos que realmente chegam a quem mais precisa, sem distinção política”, afirmou. Ele também destacou a importância da união entre as prefeituras para promover um desenvolvimento integrado e atender de maneira mais eficaz as comunidades que mais necessitam de apoio. Rivabem enfatizou ainda a necessidade de um esforço conjunto para a implementação de políticas públicas que priorizem a sustentabilidade e o bem-estar da população regional.

Já o presidente da Itaipu Binacional, Enio Verri, ressaltou que o investimento nos municípios não é apenas uma obrigação legal, mas também uma ação vital para o desenvolvimento regional. "Se depender do município, em muitos casos, não há recursos suficientes para obras e investimentos. A nossa missão é construir uma relação de sustentabilidade, com foco no social, ambiental, econômico e tecnológico", afirmou Verri.


Imagens Relacionadas