Notícias

01/05/2024   Presidente

Município de Cerro Azul passa a integrar o Conresol

Município de Cerro Azul passa a integrar o Conresol

O presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec) e prefeito de Campina Grande do Sul, Bihl Zanetti, considerou importante a entrada do município de Cerro Azul, representado pelo prefeito Patrik Magari, no Consórcio Intermunicipal para Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos (Conresol). Presidido pelo prefeito de Curitiba, Rafael Greca, a assinatura ocorreu durante reunião do Conresol, na terça-feira (30/04), no Palácio 29 de Março, em Curitiba (PR).

Com a entrada de Cerro Azul, o Consórcio passou a contar com 26 municípios. Durante a reunião também foram aprovadas a Consolidação do Protocolo de Intenções do Consórcio; e a prestação de contas do exercício de 2023.

“Foi muito importante a entrada de Cerro Azul, isso mostra a intenção e o objetivo de termos em toda a região, o destino correto de todos os resíduos sólidos, colaborando com o meio ambiente e atuando de forma sustentável”, comentou Bihl Zanetti.

“Quero parabenizar o prefeito Rafael Greca pela gestão eficiente e superavitária à frente do Conresol, que mostra a força da região metropolitana na questão ambiental”, completou.

O prefeito de Cerro Azul, Patrick Magari, disse que o município estudou várias possibilidades para a melhor destinação. “Estamos no terceiro anel da Região Metropolitana e não conseguíamos o transbordo, porém, agora teremos essa capacidade, é a melhor opção”.

A 56ª Assembleia Geral reuniu 15 prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais. O prefeito de Curitiba e presidente do Conresol, Rafael Greca, destacou a entrada de Cerro Azul no Consórcio.

“É muito importante para nós, inclusive para a questão ambiental, a entrada do Cerro Azul no Conresol. O modelo de consórcio é o mais indicado no mundo inteiro para a sustentabilidade e para a qualidade da governança intermunicipal”, disse Greca.

A apresentação da prestação de contas e do protocolo de intenções foi feita pela secretária-executiva do Conresol, Rosamaria Milléo Costa.

Conresol

O consórcio é formado por Curitiba e 25 municípios da região metropolitana e é responsável pela organização da gestão do sistema de tratamento e destinação dos resíduos sólidos.

Fazem parte do grupo: Adrianópolis, Agudos do Sul, Almirante Tamandaré, Araucária, Balsa Nova, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Cerro Azul, Colombo, Contenda, Curitiba, Doutor Ulysses, Fazenda Rio Grande, Itaperuçu, Mandirituba, Piên, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras, Quitandinha, Rio Branco do Sul, São José dos Pinhais, Tijucas do Sul e Tunas do Paraná.

Participações

Também participaram da 56ª Assembleia Geral do Conresol o secretário para o Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba, Leverci Silveira Filho; o secretário executivo da Assomec, Neco Prado, o assessor jurídico do Conresol, Luis Fernando da Silva Lamaur; e os prefeitos de Agudos do Sul, Jesse da Rocha Zoellner; de Almirante Tamandaré, Gerson Denilson Colodel; de Balsa Nova, Marcos Antonio Zanetti; de Campina Grande do Sul, Bihl Elerian Zanetti; de Campo Largo, Mauricio Rivabem; de Colombo, Helder Luiz Lazarotto; de Contenda, Antonio Adamir Digner; de Doutor Ulysses, Moisés Branco da Silva; de Fazenda Rio Grande, Marco Antonio Marcondes Silva; de Mandirituba, Luis Antonio Biscaia; de Pinhais, Rosa Maria de Jesus Colombo; de Piraquara, Josimar Aparecido Knupp Fróes; e de Tunas do Paraná, Marco Antonio Baldão.