21/03/2025
Presidente
UFPR sedia assinatura do Protocolo de Intenções ADIETEC
A agência atuará conectando o litoral do Paraná e Santa Catarina a polos industriais como Araucária, Lapa e São Mateus do Sul

Nesta sexta-feira (21), a Reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi palco da assinatura do Protocolo de Intenções para Cooperação Interinstitucional que oficializa a criação da Agência de Desenvolvimento e Integração de Energias e Tecnologias (ADIETEC). O evento reuniu representantes do setor público, universidades, empresas e entidades estratégicas, consolidando um compromisso conjunto para impulsionar a inovação, a sustentabilidade e a transição energética na região.
A ADIETEC nasce com a missão de fomentar o desenvolvimento tecnológico e sustentável, promovendo a integração entre pesquisa, indústria e políticas públicas. Com foco na transição energética, modernização industrial e criação de modelos de negócios sustentáveis, a agência atuará de forma estratégica no corredor energético e tecnológico, conectando o litoral do Paraná e Santa Catarina a polos industriais como Araucária, Lapa e São Mateus do Sul.
Com a participação da Assomec, do Programa Pró-Metrópole e do Programa Produtec, esta iniciativa integra os 29 municípios da Região Metropolitana de Curitiba, com especial destaque para as cidades mencionadas acima. O Produtec desempenhou um papel central como articulador desse processo, promovendo a interação entre os diversos stakeholders e sendo responsável pela criação do Parque SABERTEC da Lapa, firmando-se como um dos principais protagonistas dessa ação.
O enfoque principal da agência está na criação de sinergias entre o Polo Petroquímico de Araucária, a refinaria de biodiesel da Lapa e a extração de xisto de São Mateus do Sul, além da integração logística com o Porto de Paranaguá e os municípios do litoral paranaense e catarinense. O projeto também contempla a formação de câmaras temáticas voltadas para inovação e políticas públicas, a integração Universidade-Empresa para pesquisa e desenvolvimento, e a implementação de um planejamento logístico e energético visando um futuro sustentável.
A cerimônia de assinatura do protocolo foi marcada por discursos que enfatizaram a importância da colaboração entre os setores acadêmico, público e empresarial para impulsionar o progresso sustentável. Autoridades, pesquisadores e líderes destacaram a relevância da ADIETEC como um vetor de desenvolvimento para a região e para o país.
Representando a Assomec e o Pró-Metrópole, o Secretário Executivo Neco Prado, em sua fala, destacou a representação e união de esforços que juntas reafirmam o compromisso com a inovação e a competitividade. "A ADIETEC desempenhará um papel crucial na implementação de soluções tecnológicas inovadoras, alinhadas com as necessidades do nosso tempo, como a busca pela sustentabilidade e a integração de novas tecnologias no dia a dia. A Assomec, por sua vez, se coloca à disposição para colaborar no que for necessário."
Estiveram presentes o professor Reitor da UFPR, Marcos Sunye, os prefeitos: de Araucária, Gustavo Botogoski, da Lapa, Diego Ribas, de Contenda, Mostarda, a prefeita Fernanda Sardanha de São Mateus do Sul, a presidente do SaberTecLapa, Célia Rocha, o professor Álvaro Neto e demais autoridades públicas.
Imagens Relacionadas